sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Caso Ronaldo Fenômeno no Corinthians

PROCESSO Nº 200902060002 - Documento Nº 001

Enganação massiva de leitores-torcedores, seguida de bajulação excessiva e tentativa de idolatria inadequada para fins lucrativos

NOTIFICAÇÃO

No dia 9 de dezembro de 2008, a grande imprensa nacional anunciou, com alarde, a contratação de Ronaldo Fenômeno, ex-jogador em atividade, para a Sport Club Corinthians Paulista, clube de massa localizado na cidade de São Paulo. A notícia bombástica repercutiu de uma maneira estrondosa, para a alegria de milhões de torcedores. Esqueceu-se a imprensa de questionar e avaliar se, de fato, aquilo era uma contratação de um atleta profissional ou se apenas se tratava de um golpe de marketing utilizando uma personalidade que vende camisetas de futebol, mas que mal tem condições de entrar em campo.

O Corregedor Geral da Imprensa vem notificar aos profissionais da imprensa esportiva brasileira, que a maneira com eles informam os torcedores corintianos sobre a situação física, mental, psíquica e mercadológica deste possível futuro ídolo não condiz com a realidade.

Ronaldo, todos sabem, não disputa 90 minutos de uma partida profissional de futebol há tempos. Sua forma física, desde a Copa da Alemanha, em 2006, não é adequada para a prática esportiva. Seus feitos fora de campo são de mais destaque do que qualquer outra atuação. Mesmo assim, a imprensa paulista, escancaradamente corintiana, o trata como um grande jogador de futebol que volta aos campos brasileiros. A imprensa presta, então, um serviço de desinformação.

Analisando as notícias relacionadas ao senhor Ronaldo Nazário de Lima nos últimos dois meses, podemos notar a extrema bajulação em torno de sua pessoa. A imprensa ajuda a enganar os torcedores, avaliando positivamente o aumento dos preços dos ingressos dos jogos apenas para pagar o salário de um farsante que nunca entrou em campo com a camisa alvinegra. Os ingressos, de fato, foram às alturas. Com a complacência da mídia.

O jornal LANCE!, especializado em esportes, não tem o menor pudor em colocar Ronaldo na maioria das capas da publicação desde o dia 9 de dezembro. Vendem muito jornal assim, mas se omitem de criar uma discussão em torno da validade ou não da contratação do atleta.

A cartada final (suja) se deu com o portal Globoesporte.com, que tenta criar uma rivalidade do atleta com o grande ídolo da nação Romário, um jogador sem comparações. Tudo isso para que os corintianos pensem que tem um grande craque (em atividade) no elenco. Tudo para que os corintianos comprem mais jornal.

A Corregedoria Geral da Imprensa denuncia a mídia esportiva corintiana que não promove debates a respeito de um assunto de importância extrema. Fica aberto o espaço aos corintianos e torcedores de outros times que se sentem lesados com a manipulação de notícias apenas para que mais jornais sejam vendidos.

Atenciosamente.

O Corregedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário